Depois de o presidente Lula blindar o Ministério do Desenvolvimento Social, o PP do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), fez chegar ao governo a seguinte mensagem: quer ocupar o Ministério da Agricultura, hoje nas mãos do senador licenciado Carlos Fávaro (PSD-MT).
Nas tratativas da reforma ministerial, já está na conta entregar uma pasta ao líder do PP, deputado André Fufuca, mas o partido rechaçou o que foi oferecido – Ciência e Tecnologia ou o Ministério da Micro e Pequena Empresa, ainda a ser criado. A sigla quer uma pasta com “entregas na ponta”, que possam ser vistas pelo eleitor. O público do agro gera total interesse do Centrão, que está em peso na Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), a maior do Congresso.
• NÚMERO 1. Num jantar com CEOs e jornalistas nesta semana em Brasília, Lira confirmou aos presentes que o PP quer um “ministério com entregas” e citou uma lista encabeçada pela Agricultura, e não pelo Desenvolvimento Social. Questionado sobre o porquê de ter iniciado com a pasta, sorriu e tergiversou: “Foi só questão de ordem alfabética”.