A segunda suplente do senador eleito Flávio Dino (PSB), Lourdinha (PCdoB), deve ter recebido com satisfação a notícias de que a primeira suplente do ministro da Justiça, Ana Paula Lobato (PSB) concorrerá à prefeitura de Pinheiro nas eleições municipais de 2024.
Flávio Dino está em alta na avaliação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que não abre mão do colaborador nem mesmo para que este componha o pleno do Supremo Tribunal Federal, STF.
Pelo andar da carruagem a primeira suplente e ex-vice prefeita de Pinheiro não se encantou com os poderes da Câmara Alta.
A intenção da primeira suplente de concorrer à prefeitura de Pinheiro deve se intensificar neste segundo semestre, cumprindo regulares agendas no município hoje dirigido por Luciano Genésio. Em 2024, o afastamento das atividades do Senado será natural da pré-candidata, abrindo então vaga para a segunda suplente.
Lourdinha tem uma longa militância política iniciada muito antes de concorrer ao primeiro cargo eleito em 2004, filiada ao PDT, quando foi eleita vereadora no município de Coroatá. De lá para cá foi eleita mais quatro vezes vereadora pelo PCdoB em eleições subsequentes. Pela sua declaração de bens, não faz parte do clube dos políticos milionários do estado do Maranhão, com relação avaliada em pouco mais de R$ 900 mil.
A Assessoria jurídica da vereadora Lourdinha vem trazer algumas informações a título de correção.
Ela é vereadora eleita desde 1996.
Possui “sete” mandatos consecutivos e soma mais de 30 anos de vida política. O seu esposo, o médico Dr. José Rodrigues também já foi vereador, antes dela, possuindo dois mandatos.
Atualmente ela está presidindo a Câmara Municipal mais uma vez, somando um total 3 (três) vezes na Presidência daquela Casa.
Lourdinha é a única parlamentar “mulher” na Câmara dos 15 vereadores eleitos no último pleito e sempre esteve entre os vereadores mais votados da história de Coroatá.
Dyron Liniker Campos da Silva
OAB/MA N° 19.468