Integrando a programação do Abril Indígena 2023, a Exposição de Arte e Cultura Indígena ocorre de 17 a 20 de abril, das 9h às 18h, na área externa do edifício Parque Cidade Corporate, onde está localizada a sede da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) em Brasília.
O evento reunirá artesãos dos Povos Indígenas Guajajara, Pataxó, Kariri-Xocó, Kamayurá, Karajá, dentre outros, que vão expor os mais variados tipos de produtos indígenas como artes em miçangas, colares, cestarias, bordunas, remos, brincos, cachimbos, arcos, flechas, redes, esteiras, cerâmicas, gamelas, pilões, farinheiras, maracás, dentre outros. A iniciativa valoriza as alternativas econômicas sustentáveis dessas populações.
Além dos povos participantes promoverem um intercâmbio cultural entre si, com trocas de experiências entre as etnias, os visitantes da exposição também poderão conhecer mais sobre a cultura dos povos ali presentes, que realizarão manifestações artísticas como cantos e danças.
Para Mônica Pataxó, a exposição de arte é muito importante. Segundo a indígena, “nós vivemos da venda dos artesanatos e eles também são um meio de mostramos para as pessoas não indígenas um pouco da nossa cultura. Isso é de grande importância, principalmente pra nós indígenas, que vivemos em contexto urbano, pois é nessas exportações e apresentações culturais que mostramos para as pessoas que somos iguais a todos, que só muda a cultura e a maneira de viver de cada povo”, afirmou.
O fomento às atividades que geram renda para os povos indígenas é crucial para a inclusão social dos grupos indígenas que vivem nas cidades. No Distrito Federal, há uma população estimada em cerca de 9 mil indígenas. Grande parte vê na arte a forma de poder garantir seu sustento.
A Coordenação-Geral de Etnodesenvolvimento (CGETNO) da Funai vem trabalhando nessa perspectiva para auxiliar essas populações na geração de renda, de modo a garantir formas de ocupação dessa força de trabalho e buscar estratégias permanentes para que os indígenas tenham locais específicos para exporem sua arte de forma contínua.