A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, Famem, se manifestou nesta segunda-feira, 8, em nota, manifestação repúdio público ao enfermeiro Higor Cunha que comemorou com foguetório o falecimento do prefeito de Santa Quitéria, Norberto Moreira Rocha (Alberto Rocha). Rocha morreu no sábado 6, em Sâo Luís em decorrências de complicações da covid-19. Ele foi o primeiro prefeito do Maranhão vítima do novo coronavírus.
O enfermeiro Hugo Cunha é natural de Santa Quitéria, mas reside em Parnaíba (PI). A ‘comemoração’ do enfermeiro foi gravada em vídeo por vizinhos. Durante o foguetório ele dirigiu protestos contra o falecido prefeito. Pelo áudio do vídeo dá para se perceber que o protesto foi motivado por falta de pagamento do prefeito de Santa Quitéria. Higor Cunha foi coordenador do hospital municipal de Santa Quitéria.
Alberto Rocha chegou a ser internado no hospital regional de Chapadinha e evoluiu para um quadro de gravidade sendo transferido na sexta-feira,5, para São Luís, pelo serviço de UTI aérea do governo do estado.
Veja abaixo a nota da Famem:
A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) repudia com veemência a conduta do enfermeiro Higor Cunha em relação à memória do prefeito Alberto Rocha, gestor do município de Santa Quitéria, que faleceu no sábado (06) em decorrência de complicações causadas pela Covid-19.
Antes de tudo, é importante lembrar que médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e os demais profissionais da área de saúde são verdadeiros heróis na missão de salvar vidas diante da maior crise de sanitária do século, com quase 37 mil vítimas em nosso país.
No Maranhão, mais de 20 prefeitos foram infectados pela doença. Todos atuavam e atuam na linha de frente para combater a proliferação do novo coronavírus. O prefeito de Santa Quitéria infelizmente foi vencido pela doença, assim como outros 1207 maranhenses.
É reprovável a conduta do senhor Higor Cunha, ainda mais por se tratar de um profissional que deveria dedicar-se à saúde e ao bem estar do próximo, respeitando o ser humano com dignidade, “até depois da morte”, conforme o juramento da Enfermagem.
Em consideração ao luto da família do prefeito Alberto Rocha, do povo de Santa Quitéria e de todas as famílias maranhenses, serão tomadas as devidas providências para que episódios como este não ocorram mais em nosso estado.
São Luís, 08 de junho de 2020
Federação dos Municípios do Estado do Maranhão.