A 23ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) será realizada de 30 de julho a 3 de agosto. A data marca a volta ao período tradicional da Festa, entre julho e agosto.
Por conta dos efeitos da pandemia, a Flip foi adaptada para o formato virtual em 2020 e 2021. No retorno aos encontros presenciais, foram realizadas duas edições em novembro, em 2022 e 2023. Na sequência, em 2024, houve uma antecipação para o começo de outubro até que, em 2025, o retorno para o período original pôde ser concluído.
“Estamos muito contentes com o engajamento dos agentes locais de Paraty, sobretudo prefeitura, pousadas e restaurantes, e a sensibilização dos patrocinadores, que tornou possível a volta da Flip para sua época original”, diz Mauro Munhoz, diretor artístico, em nota.
Desde sua primeira edição, a escolha pela realização da Festa no meio do ano foi tomada em conjunto com o poder público e moradores de Paraty para minimizar o esvaziamento da cidade fora da alta temporada, de acordo com a organização. “Com a realização da Flip nos meses de julho e agosto, ao longo dessas últimas duas décadas, a cidade conseguiu equacionar economicamente essa sazonalidade, consolidando uma segunda alta temporada no ano”, completa Munhoz.
Curadora
Ana Lima Cecilio é formada em Filosofia pela USP. Trabalhando há 20 anos no meio editorial, foi editora da Carambaia e do selo Biblioteca Azul, da Globo Livros, onde foi responsável por trazer ao Brasil importantes autores, como Elena Ferrante, que virou febre entre os brasileiros. Publica, semanalmente, a newsletter A Lábia com dicas de livros. Foi curadora da 22ª Flip, em 2024.