A 3ª edição do Festival de Circo em São Luís traz como inspiração temática diversas histórias que se confundem com a trajetória do Circo Nacional e que, em suas simplicidades, marcaram vertentes da produção artística do circo brasileiro. Resgatando temas como a palhaça Xamego, primeira mulher negra palhaça do Brasil, e Hotwa, o
palhaço sagrado da comunidade indígena Krahôs no norte do Tocantins, esta edição promete encantar ainda mais o público que consome, ama e se diverte com as artes circenses.
O Festival acontecerá até esta terça-feira, 30 de novembro, e mais uma vez reúne diversos artistas circenses do Maranhão. A programação trará 4 episódios de podcasts, 18 números circenses, 4 espetáculos e uma Oficina no formato de Residência Artística, na qual o público inscrito poderá experienciar das mais diversas técnicas, como mágica, malabarismo e equilibrismo de modo presencial, com todos os cuidados que o momento exige.
Divido em dois formatos, online e presencial, as apresentações serão exibidas pelo canal do Youtube do Coletivo O Circo Tá na Rua e a Residência Circense será realizada no Museu de Artes Visuais, na Rua Portugal, Centro Histórico de São Luís. O Evento conta com recursos da Lei nº 14/017, por meio da Secretária da Cultura do Maranhão, Edital nº 07/2021 – Conexão Cultural, Fomento a Projetos, e é idealizado e produzido pelo Coletivo O Circo Tá na Rua.
Com 8 anos de existência, o Coletivo O Circo Tá na Rua tem se destacado no cenário artístico maranhense por sua representatividade no segmento circo e pelos encontros que são verdadeiros “treinos abertos”, proporcionando vivência e Palhaça Palita em “O Pequenique”. Miramundo Produções Culturais. Coletivo O Circo Tá na Rua em “Precisa-se de um Artista” aprendizagem da arte circense a todas e todos. Os encontros costumam acontecer às noites das segundas-feiras na praça Nauro Machado, Centro Histórico de São Luís. Afetados pela pandemia, atividades estão suspensas, porém, há perspectiva de retorno ainda este ano.
Para saber mais sobre a programação do III Festival de Circo em São Luís e acompanhar as apresentações, busque nas redes sociais: Instagram (@ocircotanarua e @festivaldecircoslz); Facebook (Festival de Circo SLZ); Spotify (III festival de Circo SLZ).