Dez das 29 pessoas da equipe do gabinete do ministro Flávio Dino no Supremo Tribunal Federal, STF, são oriundas do Maranhão e tiveram participação na gestão do ex-ministro da Justiça do governo Lula como governador do estado, entre 2015 e 2022.
Há sete meses no cargi Flávio Dino vem obtendo gradativamente o destaque que vinha recendo no governo petista. Nesse curto período se notabillizou pela relatoria de diversos processos sensíveis, nos quais tem proferido decisões ruidosas na relação com os poderes Executivo e Legislativo.
Em ato recente, o ministro autorizou o governo Lula a usar crédito extraordinário, fora do arcabouço fiscal, para conter os incêndios criminosos que têm devastado diversas regiões do País. Dino avaliou que a gestão do seu ex-chefe demorou a perceber a gravidade das queimadas. O magistrado ainda foi firme na avaliação de que a responsabilidade fiscal não pode se sobrepor à responsabilidade ambiental, o que descontentou integrantes do governo.
O ministro também é o relator da ação que fiscaliza o fim do orçamento secreto e disciplina o uso de outras rubricas parlamentares, com as emendas Pix. Esse processo se tornou um dos principais pontos de atrito entre as autoridades da praça dos três Poderes, suscitando desconfianças no Legislativo de que o ministro agiria em benefício dos interesses do governo federal de retomar a primazia do controle do Orçamento público. A gaveta de Dino tem outros temas polêmicos, como o caso que trata da descriminalização do aborto até 12 semanas.
A equipe de Dino formada para lidar com 340 processos é formada por 29 pessoas formada por servidores do STF e aliados do período em que foi governador do Maranhão, entre 2015 e 2022. O ministro negou informar ao jornal O Estado de São Paulo, o organograma de seu gabinete. A reportagem dividiu a equipe do magistrado em dois núcleos: os funcionários de carreira do tribunal e os aliados da sua terra natal. O levantamento também lista o papel de destaque assumido pela sua chefe de gabinete – a mesma com quem trabalhou em cargos anteriores – e pelos seus três juízes de apoio.
Quem do Maranhão está no entorno de Flávio Dino:
Chefe de Gabinete: Rafaela Vieira Vidigal
Ex-chefe de gabinete de Dino no governo do Maranhão, atua como chefe de gabinete do ministro no STF.
Juízes
Amanda Costa Thomé Travincas
Juiz Auxiliar
Juíza do Tribunal de Justiça do Maranhão, é juíza auxiliar do ministro. É natural de São Luís, onde exerceu também a função de professora do ensino superior.
Anderson Sobral de Azevedo
Juiz Auxiliar
Juiz do Tribunal de Justiça do Maranhão e especialista em Ciências Criminais pela Universidade CEUMA (MA), é juíz auxiliar do ministro.
Aliados do Maranhão:
Fabiane Azevedo Guimarães
Assessora
Subsecretária da Representação do Estado do Maranhão no Distrito Federal, atua como assessora. Ex-coordenadora do gabinete de Dino no Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Larissa Abdalla Brito
Assessora
Ex-secretária adjunta de habitação na Secretaria das Cidades do Maranhão, atua como assessora de Dino. Foi diretora-geral do Detran do Maranhão e Diretora do Fundo Nacional de Segurança Pública.
Letícia Cristine Ribeiro Pinheiro
Assessora
Foi assessora parlamentar da senadora Ana Paula Lobato, que chegou ao cargo por ser suplente de Flávio Dino. Atualmente é assessora do ministro.
Assessor
Procurador do Estado do Maranhão, atua como assessor do ministro.
Márcio André Moraes dos Santos
Indicado como Assessor
Tenente–coronel da Polícia Militar do do Maranhão, indicado como assessor. Foi ajudante de ordens de Dino no governo do Estado. Faixa roxa em caratê, foi campeão maranhense.
Rosemeri Teixeira Barros
Indicada como Assessora
Ex-assessora de gabinete do governador do Maranhão, indicada como assessora. Foi também coordenadora de cerimonial do governo do Maranhão sob Dino.
Túlio Simões Feitosa de Oliveira
Assistente Judiciário
Foi procurador-geral adjunto da Procuradoria Geral do Estado do Maranhão. É assistente judiciário no gabinete de Dino