A VII Feira de Literatura, Cultura e Turismo da Região dos Cocais, FLICT, foi aberta nesta terça-feira, 2 de julho, e se estenderá até o dia 4 no Parque Ambiental, no Bairro Pirajá. Este ano a feira tem como tema ‘Por uma arte que traz a cultura da paz’.
Promovida pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), a FLICT 2024 acontece concomitante a 22ª Feira Municipal de Literatura.
Em 2024 a Flict vai homenagear os escritores Inês Maciel (caxiense) e Stélio Torquato (cordelista cearense), ei conceder menção honrosa ao poeta Wybson Carvalho. A feira conta com exposições, apresentações de trabalhos escolares, culturais, artísticas e musicais.
A Flict conta ainda com o Seminário Saberes do Cocais, onde acontece o compartilhamento de conhecimentos de mais de 100 escritores, que este ano comparecerá ao evento. A Flict também tem espaço para lançamento de livros, e entrega a Comenda Ubirajara Fidalgo no dia 4 de julho, último dia do evento.
canção ao exílio
Wybson Carvalho
em minha terra havia palmeiras e o canto dos sabiás.
nela, exalava o perfume dos jardins urbanos.
dela, ouvia-se a linguagem singela do cotidiano.
com a minha cidade crescia a romântica dos poetas…
a inimizade humana passava por sobre ela
em eólica turbulência rumo às outras plagas,
para derramar-se noutros cenários de ganância existencial.
à minha terra, na infância, ouviam-se sinfonias sabianas
nas manhãs iniciais de um futuro já desenhado ao abandono.
e, agora, quais árvores darão abrigo a outros pássaros canoros
para entoarem um canto de saudade?
Obras de Wybson Carvalho: