Aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva avaliam como muito tímido o desempenho da senadora Ana Paula Lobato (PDT-MA). Ex-vice prefeita de Pinheiro eleita suplente nas eleições de 2022, a maranhense assumiu definitivamente o mandado no Senado com a renúncia do titular flávio Dino que assumiu vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal.
Interlocutores do presidente recomendam o retorno à Câmara Alta de senadores que integram a Esplanada dos Ministérios. Como peças principais para o fortalecimento da base do governo no Senado são apontados o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT-PI) e da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD – MT).
Por enquanto, não estãao coistados os retornos de Renan Filho (MDB-AL) e Camilo Santana (PT-CE) que, respectivamente, ocupam os ministérios do Transportes e da Educação. Há, porém, petistas que defendem o retorno de todos em esforço para conter o avanço da direita no domínio do Senado.
Desde que assumiu o mandato em junho de 2024, a senadora Ana Paula Lobato ocupou por cinco vezes a tribuna do Senado. Todas os pronunciamentos sobre orientação à bandada. Em suma eles se resumira,, após a leitura da citada orientação, em na frase ‘PDT orienta “sim”. Os governistas não têm muito o que fazer em relação a ela.
Com o menor número de seguidores entre os três senadores pelo Maranhão, em seu perfil (@ana_paulalobato) Ana Paula Lobato tem se dedicado a divulgar agradecimentos dos repasses de emendas a aliados; andanças em gabinetes ministeriais sempre acompanhada do marido, deputado estadial Othelino Neto (Solidariedade); seus momentos familiares nas redes sociais e cultuado sua imagem.