No Maranhão, 110 municípios estão na classificação de risco de desastre climático, segundo levantamento realizado pelo governo federal.
O levantamento mostra ainda que no país, 1. 942 municípios correm risco de enchentes, inundações ou deslizamento de terra. Os números constam de nota técnica elaborada pela Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento, órgão vinculado à Casa Civil. Eles se baseiam na base de dados do Atlas de Desastre e Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, que compilou eventos entre 1991 e 2022. Ficou de fora o desastre no estado do Rio Grande do Sul.
No mapa da Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento São Luís aparece na lista dos municípios que podem ser atingidos por inundações, deslizamento e enxurrada.
Na Região Nordeste, destacam-se a Bahia (137), Maranhão (110), Pernambuco (106) e Ceará (74). A Bahia também tem a maior proporção do Brasil de população de seus municípios suscetíveis em áreas mapeadas aos riscos (17,3%).
Mapa de risco
O mapeamento de cidades sob risco começou a ser feito no início de 2011, após as fortes chuvas que atingiram a cidade de Teresópolis, na região serrana do Rio. Considerada a maior catástrofe de origem geohidrológica do Brasil, a tragédia provocou mais de 900 mortes e deixou ao menos 350 pessoas desaparecidas, além de milhares de desabrigados.
O impacto daqueles eventos impulsionou a criação de políticas públicas voltadas aos desastres climáticos, como a criação de um Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNDC). Ele está previsto em lei federal desde 2012, mas até hoje não saiu efetivamente do papel.