Um incêndio de grandes proporções atingiu o Acampamento Terra e Liberdade, próximo ao Assentamento Palmares II, em Parauapebas, na noite deste sábado (9). Ao menos 15 pessoas morreram na tragédia. As imagens do local são desoladoras e de completa destruição.
As investigações preliminares apontam que o fogo teve origem em material altamente inflamável de cabos de internet que estavam sendo instalados na região. A antena de internet teria esbarrado em uma rede de alta tensão, gerando a descarga de energia e resultando no incêndio no local. A suspeita recai sobre as condições inadequadas de manuseio ou possíveis falhas na instalação desses cabos. As autoridades acreditam que pode haver mais vítimas.
“A prefeitura decreta luto de três dias no município de Parauapebas, contados a partir deste domingo, 10 de dezembro. O decreto é uma manifestação de profundo pesar e homenagem póstuma às vítimas do incêndio ocorrido nesse sábado, 9, que feriu várias pessoas e levou outras a óbito, no Acampamento Terra e Liberdade do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)”, disse a nota.
Vítimas
Entre as vítimas, estão três prestadores de serviços de empresa de internet e membros do movimento sem terra que ocupava o acampamento. A identificação das vítimas está sendo realizada pelas autoridades locais, enquanto equipes de resgate e bombeiros trabalham no local para conter as chamas restantes e investigar a extensão dos danos.