A vegetação da Chapada das Mesas, no oeste do estado do Maranhão, está queimando intensamente nas duas últimas semanas por causa do tempo seco e dos ventos intensos na região, o que aumenta a possibilidade de queimadas. O Corpo de Bombeiros tem trabalhado no combate às chamas na região próxima do município de Carolina, por onde o fogo tem se alastrado rapidamente.
O Parque Nacional da Chapada das Mesas é uma região de 160 mil hectares na fronteira entre três biomas: Amazônia, Cerrado e Caatinga.
De acordo com Instituto Nacional de Meteorologia, a Chapada e toda a metade sul do Maranhão continuam sob alerta de perigo, por causa da baixa umidade do ar, que chega até o nível mais baixo de 20%.
O Parque Nacional da Chapada das Mesas é muito frequentado por turistas, mas de acordo com agentes e um Complexo Turístico da região, as chamas por enquanto não estão afetando o setor.
O Corpo de Bombeiros do Maranhão também tem trabalhado em outras regiões onde aparecem focos de incêndio. No sul do estado, um povoado no município de Mirador, onde está a nascente do rio Itapecuru, foi tomado por múltiplos focos de fogo na quarta-feira, 11, o que dificultou a ação dos bombeiros.
Em Pedreiras, a menos de 300 km de São Luís, equipes seguem no combate a incêndios que atingem extensas áreas de vegetação. O objetivo é que o fogo não avance para áreas residenciais.