Joe Biden tomou posse como 46º presidente dos Estados Unidos hoje, durante cerimônia realizada nos degraus do Capitólio. Ao lado de Biden, tomou posse como vice-presidente Kamala Harris, primeira mulher e primeira pessoa negra a ocupar o cargo na história.
A cerimônia não contou com a presença do ex-presidente Donald Trump, que se tornou o primeiro presidente em 152 anos a não transmitir o cargo ao sucessor. A gestão Trump esteve representada pelo ex-vice-presidente Mike Pence, que foi acompanhado pela esposa, Karen. Também compareceram ao evento os ex-presidentes Bill Clinton, George W. Bush e Barack Obama.
Em seu discurso de posse, Biden afirmou que sua vitória foi uma vitória da democracia e pediu união, prometendo ser o presidente de todos os americanos. O presidente também fez um aceno ao multilateralismo, confirmando que vai reverter o isolacionismo do país no cenário internacional e retomar o protagonismo nos temas atuais.
A cerimônia de posse foi diferente de qualquer outra realizada em tempos modernos. Após a invasão do Capitólio na semana passada por extremistas pró-Trump, mais de 20 mil soldados da Guarda Nacional foram convocados para fazer a segurança do evento, bloqueando vários pontos de acesso. O público presente foi limitado a 1 mil pessoas – longe das 200 mil pessoas que costumam frequentar a cerimônia.