Eleito com 58. 21% (8.741) do votos válidos no primeiro turno das eleições municipais de 2024, Ivaldo Ribeiro do Avante foi beneficado por uma bolada de R$ 47,7 milhões de emenda parlamentar direcionada pelo deputado federal Júnior Lourenço (Avante) ao municipio. Ivaldo Ribeiro vai substituir na prefeito Angelica Bonfim, eleita pelo PSDB em 2020. O levantamento foi realizado pelo jornal O Estado de S. Paulo que analisou o resultado das eleições.
Há conexão direta entre emendas e êxito nas urnas dos beneficiários destes recursos, transferidos sem nenhuma transparência para sua utilização em processo questionado pelo ministro Flávio Dino no Supremo Tribunal Federal. Miranda do Norte é um município maranhense com população de pouco mais de 23 mil habitantes.
As transferências dos recursos para Miranda pelo deputado do Avante ocorreram entre 2021 e o primeiro semestre deste ano. Em termos populacionais, está na 87ª posição entre os 217 municípios do Maranhão. O município, no entanto, está entre as 50 prefeituras do país que mais receberam recursos oriundos dessas emendas.
O fermeto de Júnior Lourenço para a candidatura do correligionário foi utilizado por dezenas de parlamentares do Centrão que utilizaram emendas para eleger aliados. Em Miranda do Norte, a eleição foi polarizada entre Ivaldo Ribeira e a candidata tucana Allana Abreu que conquistou 6.275 votos, 41,79% dos votos válidos do eleitorado do município.