O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, anunciou neste sábado a filiação do ex-prefeito de São Pedro dos Crentes e ex-candidato a governador do Maranhão em 2022, Lahésio Bonfim, ao Partido Novo. Zema é um dos principais nomes do partido fundado por João Amoêdo, de ideologia de direita. Nas eleições do ano passado Zema foi um dos articuladores da campanha de Jair Bolsonaro, derrota em Minas pelo petista Luiz Inácio Lula da Silva.
Zema e Leonardo Arruda, presidente estadual do Novo, confirmaram a filiação de Lahésio (a quem o governador mineiro chamou de Laécio), não quiseram adiantar se o ex-prefeito disputará as eleições municipais em 2024 ou o projeto eleitoral estratégico é as eleições gerais de 2026. Hoje, Lahésio Bonfim é o nome do Novo para o governo do estado na eleições do sucesso de Carlos Brandão (PSB). “Ele tem todas as qualidades”, afirmou Romeu Zema.
Em sua trajetória eleitoral, Lahésio Bonfim disputou eleições em 2008 pelo PDT, a primeira em sua cidade natal, Marcos Parente. Se transferiu para o Maranhão para disputar a prefeitura de São Pedro dos Crentes nas eleições de 2012 como vice prefeito pelo PSB. Em 2016 foi eleito prefeito do município maranhense pelo PSDB, sendo reeleito para o segundo mandato pelo PSL. Nas eleições do ano passado, disputou o governo do estado pelo PSC.
A votação obtida por Lahésio Bonfim em Imperatriz assanhou a ala da extrema-direita no município que deu mais voto a Bolsonaro que a Lula nas eleições de 2022, depois de São Pedro dos Crentes, únicos colégios eleitorais onde o candidato a presidência do PL ganhou do PT. Em São Pedro dos Crentes, Lahésio Bonfim foi substituído pelo petista Renato Arruda, o segundo prefeito da sigla no estado.