“Se um barreirinhense ou uma barreirinhense pontuar melhor do que eu antes das convenções, abrirei mão da pré-candidatura”, sublinha o ex-prefeito e pré-candidato a prefeito de Barreirinhas nas eleições de outubro, o sociólogo Leo Costa em entrevista-live para o maranhaodepea.
Eleito duas vezes prefeito do município porta de entrada dos Lençóis Maranhenses, Leo Costa disputará a oitava eleição no pleito deste ano. “Eu não sou um improviso. Não sou candidato de um grupo. Sou candidato de um povo”, definiu sua pré-candidatura o sociólogo barreirinhense.
Segundo Leo Costa, a entrada na disputa eleitoral se deu após analisar a ameaça de tomada do poder municipal por forças externas envelopadas em dinheiro de origem obscura. Para Léo Costa, apesar de não prescindir da força jovem política nativa, “essa onda precisa ser enfrentada por alguém com acúmulo de experiência”.
Leo Costa enxerga além da importância do destino turístico dos Lençóis Maranhenses, citando o potencial pesqueiro da região costeira do Atlântico e o ideal cenário natural para as atividades esportivas marítimas. Segundo avaliação do setor esportivo, Barreirinha possui a quinta praia mais apta para a prática do kite surf no Brasil. Esse destaque projetou Atins e seu entorno para o mundo.
A proposta para maior aproveitamento deste potencial econômico está na elevação da qualificação da mão de obra local. A conservação ambiental é um dos pontos principais da plataforma da candidatura de Leo Costa. O ex-prefeito tem capitaneado campanhas de plantio de árvores frutíferas nativa como acerola e ornamentais como ipê. “Desejo que em quatro anos possamos plantar um milhão de novas árvores em Barreirinhas”, projeta com a inclusão das igrejas, comunidade escolar, colônia de pescadores, agricultores, agentes de saúde, etc.
Das duas gestões em que esteve no comando Leo Costa cita as escolas climatizadas na zona rural e unidades básicas de saúde em Barreirinhas além do maior número de bloqueteamento de ruas da região central da cidade.