O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deseja lançar, até o fim de 2026, um programa que possibilita tarifa zero nos ônibus dos municípios brasileiros. Caucaia, situada na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), é uma das cidades que estão sendo estudadas como modelo para a construção dessa política.
Informações foram divulgadas pelo deputado federal e ex-secretário de Mobilidade e Transportes de São Paulo, Jilmar Tatto (PT-SP), durante o VI Fórum da Federação dos Transportes (Fetrans), que ocorreu nesta segunda-feira, 24, na capital cearense. Político integrou o debate promovido pelo evento.
Momento teve como tema a “sustentabilidade no transporte público urbano, a partir dos conceitos e princípios da tarifa zero, transição energética, novo marco legal do Transporte Público”, entre outros.
Na ocasião, Jilmar
“O presidente Lula pediu tanto para mim como para o ministro (da Fazenda) Fernando Haddad para fazer estudos relacionados de como implantar tarifa zero nos municípios do Brasil”, disse o político.
Ainda segundo ele, para isso estão sendo analisadas como modelo cidades que já contam com transporte gratuito. Entre elas Caucaia, a 14,71 km de Fortaleza, que desde 2021 passou a contar com essa política.
“Se Caucaia (implantou tarifa zero) sem recursos do Governo Federal, imagina o quão é melhor a qualidade (do processo) se o Governo Federal pôr o dinheiro em Caucaia? Então, melhora muito mais a operação (…) A qualidade melhora”, destacou, frisando que o município é o maior do País que tem esse tipo de política.
Jilmar explicou ainda que as cidades devem buscar aderir ao programa e reforçou que o desenvolvimento do mesmo está em fase de estudo. “Nós já temos 138 cidades que têm a tarifa zero no Brasil. (…) E é importante a gente ampliar esse debate cada vez mais, para dar o direito de todos de ir e vir”, frisou.

