São Paulo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou nesta quarta-feira (21) com o papa Francisco no Vaticano. Em suas redes sociais, Lula manifestou gratidão ao pontífice. “Agradeço o Papa Francisco pela audiência no Vaticano e a boa conversa sobre a paz no mundo”, escreveu em uma rede social. Este foi o terceiro encontro entre ambos. Francisco esteve no Brasil em 2013, para a Jornada Mundial da Juventude. E foi convidado a retornar.
A discussão sobre a busca pela paz, com o fim do conflito entre Ucrânia e Rússia, foi um dos principais pontos da conversa. Mas segundo o próprio presidente havia anunciado que o combate às desigualdades sociais e econômicas no mundo também estaria na pauta. Assim como um convite para Francisco participar do Círio de Nazaré, em Belém (PA). A festa religiosa, em outubro, é uma das principais do país.
Mais cedo, Lula se reuniu o presidente da Itália, Sergio Mattarella, no Palácio Quirinal, em Roma. Foi recebido com honras. Ele foi recebido também pelo ex-primeiro ministro italiano Massimo D’Alema.
Lula terá ainda um encontro com a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni. Ganhadora das eleições italianas no ano passado, ela é da extrema-direita e do partido Irmãos da Itália. A reunião bilateral com Giorgia não estava na agenda preliminar e foi anunciada ontem. Mas é um evento importante do ponto de vista político.
Pragmatismo
Lula foi muito criticado por parte importante da mídia ocidental por não apoiar a Ucrânia explicitamente na guerra conta a Rússia. A reunião com a premiê direitista é uma forma de Lula mostrar ao mundo que, acima de sua posição política, ele é um líder pragmático, o que reforça sua posição de militante pela paz.
De acordo com a conta de Lula no Twitter, a conversa com o presidente Mattarella foi sobre estreitamento das relações entre dois países irmãos, e o acordo União Europeia e Mercosul. “Vamos atuar para aproximar nossas universidades e ampliar o intercâmbio comercial entre nossos países”, diz a assessroai do presidente brasileiro.