Segundo o boletim do Conselho Federal de Enfermagem, Cofen, em 2021 ainda não houve óbito de profissionais de enfermagem causado pela Covid-19. No Maranhão existem registrados 63.814 no Conselho Regional de Enfermagem, Coren, entre técnicos, auxiliares e enfermeiros.
No estado foram 11 óbitos, registrado entre maio e setembro de 2020. Até o momento, segundo o Coren, 466 contraíram a doença, sendo 421 do sexo feminino e 45 homens. O índice de letalidade pela pandemia é de 4,62% dos casos reportados.
O levantamento nacional aponta que o mês de abril teve uma redução de 71% no número de óbitos entre estes profissionais, com 24 casos.
Para Walkirio Almeida, membro do Comitê de Crise da Covid-19 do Cofen e chefe do Departamento de Gestão do Exercício Profissional da Enfermagem do conselho, a queda do número de mortes se deve à cobertura vacinal.
“A vacina tem sido o principal fator de proteção e tem contribuído de maneira vem forte na redução não só do número de mortes, mas do próprio número de casos desses profissionais”, diz Almeida.
Desde o início da pandemia, 776 enfermeiros perderam a vida para Covid-19. Em abril, foram sete profissionais de enfermagem mortos na região Norte, três no Nordeste, cinco no Centro-Oeste, oito no Sul e um no Sudeste, região que apresentou menor í9ndice de mortes desde março de 2020.