O Maranhão teve confirmação do segundo caso de varíola dos macacos pela Secretaria de Estado da Saúde na sexta-feira, 12. O segundo caso positivo do vírus monkeypox em São Luís trata-se de pessoa do sexo masculino, 38 anos, residente na capital, sem comorbidades, com histórico de viagem para Belo Horizonte. Há casos suspeitos em Buriticupu e Balsas . Até então, nove casos sob investigação e do caso confirmado, outros três casos já haviam sido descartados.
A análise do material coletado demora aproximadamente 10 dias para que seja confirmado ou descartado. O primeiro caso de varíola dos macacos no Maranhão foi confirmado no dia 10 de agosto. É um homem de 42 anos que está internado no Hospital Dr. Carlos Macieira, mas deve ter alta na próxima semana.
Sintomas e transmissão
Os sintomas iniciais da varíola dos macacos costumam ser febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão.
Dentro de 1 a 3 dias (às vezes mais) após o aparecimento da febre, o paciente desenvolve uma erupção cutânea, geralmente começando no rosto e se espalhando para outras partes do corpo.