Há 20 dias das eleições, o Maranhão segue a tendência de redução do número de sondagens no processo das eleições municipais deste ano. Nas eleições de 2020, foram 752 o número de pesquisas registradas no Tribunal Superior Eleitoral no estado. Este ano, até o momento, o TSE aponta 438 pesquisas registradas, um recúo de mais de 40% em relação às eleições gerais. Em 2020 foram 752 levantamento sobre intenção de voto dos 4.758.629 eleitores cadastrados. Houve aumento de 422 mil e 109 novos eleitorais para o pleito deste ano.
Com 217 municípios, os levantamentos registrados no Maranhão chegam muito próximo de Minas Gerais, estado com 853 municípios, quase quatro vezes mais que o estado nordestino. Analistas atribuem à prosperidade econômica um dos fatores centrais para o aumento.
No país houve um boom de pesquisas. Faltando mais de duas semana para a realização do pleito, até o momento foram registradas 8,2 mil pesquisas. Nas eleições passadas, até o periodo permitido pela legislações foram realizados 10. 971 levantamentos, sendo São Paulo (1. 394) liderando o raking, seguido de perto pelo Goiás (1.309).
Na região Nordeste, o Piauí é o estado que lidera o número de pesquisas realizadas. Até a semana passada foram registradas 714 levantamentos, representando o dobro dos feitos nas eleições de 2020, com 477 pesquisas registradas na Justiça Eleitoral. Na capital Teresina foram feitos até agora 71 levantamentos.
O Instituto Credibilidade, que tambem atua no Maranhão, levou multa de R$ 50 mil por “enganar o eleitorado”. Em cinco dos nove estados da região brasileira, aumentaram o número de levantamentos feitos por institutos. A Justiça Eleitoral tem verificado rastros de fraudes em muitas destas pesquisas.
A Associação Brasileira de Instituto de Pesquisas abriga parte dos institutos que realizam os levantamentos registrados junto à Justiça Eleitoral. Divide o cadastro com a Asssociação Brasileira de Pesquisadores Eleitorais. Muitas das pesquisas são financiadas pelos próprios institutos, o que levanta suspeitas do real interesse embutido no procedimento. As impugnações são de responsabilidade do Tribunal Regional Eleitoral. O Juiz eleitoral também tem competência para suspender pesquisas. O interesse mais claro dos institutos na distorção de números é induzir o eleitor a votar no candidato com tendência à vitória. É o que em eleição se chama de ‘voto útil’.
Número de sondagens nas eleições de 2020 e 2024 até 17 de setembro:
Henrique Bóis
Com informações de O Globo