O Maranhão e mais seis estados vão receber pacientes de Manaus (Amazonas) acometidos pela Covid-19. O traslado de pelo menos 750 pacientes está sendo feiro desde a tarde desta quinta-feira por aeronaves da FAB. O Piauí foi o primeiro a estado a receber os pacientes.
A previsão é de sejam transferidos 235 pacientes para o Maranhão, Goiás, Piauí, Brasília, Paraíba e Rio Grande do Norte. Na capital amazonense a média de crescimento de óbitos em consequência do novo coronavírus foi de 183% nos últimos sete dias.
Com os hospitais superlotados de pacientes infectados pelo novo coronavírus, Manaus vive a pior crise sanitária desde março do ano passado. Com insuficiência de pessoal para atendimento, escassez de material como bola de oxigênio, os pacientes estão morrendo por falta de assistência.
Segundo o coronel Franco Duarte, representante do Ministério da Saúde no Amazonas, serão transportados pacientes considerados em fase moderada da doença.
“São pacientes que ainda continuam dependentes do oxigênio, mas eles têm toda a segurança plena para serem aerotransportados”, disse Duarte. “O paciente do Amazonas que subir na aeronave terá toda a segurança e assistência, com cobertura até de assistentes psicossociais, para não haver falha nenhuma”.
Por conta do novo surto da Covid-19 no estado, o governador Wilson Lima adotou toque de recolher a partir desta quinta-feira, que vai vigorar das 19 às 6 horas da manhã