Com o conto intitulado ‘Avó Má’ e a crônica ‘Filho Aduto’, a professora da UFMA e escritora e poeta Rita de Cássia Oliveira, está entre os autores brasileiros selecionados da Antologia Nacional do Selo Off Flip 2023. Rita de Cássia Oliveira é autora de ‘A Via Longa da Existência Errante’, uma interpretação D´O Guesa, de Sousândrade, à luz da Hermenêutica de Paul Ricoeur, lançado pela EDUFMA em 2020.
A seleção foi feita por meio de concurso promovido pelo selo em três categorias: poesia, conto e crônica. O desafio maior é que tanto o conto quanto a crônica devem obedecer a regras de serem escritas em 30 linhas, correspondendo a uma lauda.
“Narrar em poucas linhas uma história é desafiador pelo poder de sintetizar e manter o sentido da história. Em ‘Avó Má’ narro a vivência de uma avó com duas mulheres: uma branca e outra preta. E, como o preconceito foi tão enraizado que acabou sendo introjetado por alguns pretos, esta Avó discrimina a neta preta sendo ela preta também. Em ‘Filho Adulto’ narro uma experiência de mãe que convive com filho adulto, sendo uma experiência nova e diferente, mais uma aprendizagem para a vida de ambos”, descreve Rita de Cássia Oliveira, doutora em Filosofia.
O lançamento do livro físico será durante a realização da FLIP 2023 no mês de novembro na cidade do Rio de Janeiro. Com sede em Paraty, o Selo Off Flip dirigido pelo ex-curador da Off Flip, Ovídio Poli Júnior, destaca autores estreantes e com trajetória estabelecida. A programação do Off Flip acontece paralelamente ao evento central.
Rita de Cássia Oliveira teve dois contos publicados em antologias do Selo Dark Books Coletâneas. Em 2021 publicou na coleção Damas do Mistério o conto ‘Moara e Amanda’. No ano passacom com o conto ‘Á tua espreita’.
Em 2023, Rita de Cássia Oliveira participou da antologia poética “Poéticas Contemporâneas: uma cartografia da escrita de mulheres”, organizada por Gabriela Lages Veloso, da editora Brecci Books, com o poema ‘No portal da escolha’.