O deputado federal Márcio Jerry (PCdoB-MA) está na lista tríplice da qual sairá o relator do processo protocolado pelo PSL contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara. Além de Jerry, fazem parte da lista os deputados Márcio Marinho (Republicanos- BA) e Eduardo Costa (PTB- PA).
O presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara é o deputado Juscelino Filho (DEM-MA), coordenador da bancada federal do Maranhão. Foi ele que definiu as listras tríplices para a escolha dos relatores. Juscelino Filho disse que vai conversar com os sorteados esta semana para ver se os deputados têm interesse na relatoria. Caso haja alguma desistência, um novo sorteio pode ser feito na próxima semana. O parlamentar afirmou achar difícil que os processos possam ser finalizados este ano, mas é possível votar os relatórios preliminares.
No conselho foram instaurados dois processos contra o deputado Eduardo Bolsonaro. A primeira representação, feita por Rede, PSOL, PT e PCdoB, trata da fala do parlamentar na qual ele diz que uma saída para a “radicalização da esquerda” poderia vir com um novo AI-5. A declaração do deputado foi feita durante entrevista à jornalista Leda Nagle.
Para a relatoria da declaração de Eduardo sobre o AI-5 foram sorteados os deputados Darci de Matos (PSD-SC), Igor Timo (Podemos-MG) e Sidney Leite (PSD-AM).
Segundo a denúncia, o deputado filho do presidente Jair Bolsonaro seria o responsável pelo “linchamento virtual” contra a deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) durante a “guerra de listras” pela liderança do partido na Câmara.