O MDB encerrou sua convenção partidária no Espaço Picadilly em São Luís, na noite desta quinta-feira, 21, manifestando apoio à reeleição do governador Carlos Brandão. Será a décima segunda legenda a apoior a reeleição de Brandão em outubro.
A ex-governador Roseana Sarney, pré-candidata a deputada federal e presidente estadual da legenda, teve grande peso na decisão de apoiar o candidato do PSB, segundo comentou o presidente do diretório municipal do MDB, deputado estadual Roberto Costa.
Durante os discursos dos pré-candidatos houve manifestações isoladas de discordância com a decisão da direção estadual emedebista. O deputado federal Hildo Rocha foi uma voz destoante e explícita da maioria do grupo liderado por Roseana. Rocha disse não ser possível apoiar o ex-governador Flávio Dino e pregou a liberação dos filiados para escolher a chapa majoritária.
“Não posso votar em Flávio Dino”, declarou Hildo Rocha. Manteve discrição em relação ao apoio a Brandão. Na disputa nacional, Hildo Rocha confirmou seu apoio à senadora Simone Tebet (MDB-MT).
Antes de Rocha manifestar sua discordância, o deputado federal João Marcelo já havia declarado apoio à reeleição de Brandão. “Sou um homem de grupo e acato a decisão do meu grupo”, ressaltou o deputado, acompanhado do ex-governador e ex-senador da República, João Alberto.
Edison Lobão Filho, que disputará uma vaga também na Câmara Federal, ensaiou críticas ao governo Flávio Dino, que teve Brandão como vice durante sete anos, mas não se estendeu.
O MDB deve registrar uma lista de 19 candidatos à Câmara Federal e 42 nomes a deputado estadual. O ex-deputado Manoel Ribeiro, que durante uma década presidiu a Assembleia Legislativa, está na nominata de candidatos a deputado estadual.