O Inep, instituto vinculado ao MEC (Ministério da Educação), divulgou nesta sexta-feira (16) as notas dos candidatos do Enem 2025 (Exame Nacional do Ensino Médio). Cerca de 3,4 milhões de estudantes realizaram os dois dias de provas.
Com a divulgação, os participantes já podem conferir a pontuação obtida na redação e em cada uma das quatro áreas de conhecimento —linguagens (português, inglês ou espanhol, literatura, artes, educação física, tecnologias da informação e comunicação), ciências humanas (história, geografia, sociologia e filosofia), ciências da natureza (biologia, física e química) e matemática.
Uma lista com algumas perguntas e respostas sobre a nota do exame nacional ajuda os candidatos a entender o resultado . Veja a seguir:
COMO CONSULTAR A NOTA DO ENEM 2025?
Para acessar a nota do Enem 2025, o candidato deve entrar na página do participante, no site do Inep.
Após o login com a conta do Gov.br, o participante conseguirá visualizar as notas obtidas, incluindo cada uma das áreas de conhecimento e a redação.
EM QUAL HORÁRIO SAIU A NOTA DO ENEM 2025?
O MEC publicou em seu site a divulgação das notas no início da madrugada desta sexta (16).
FUI TREINEIRO NO ENEM 2025. CONSIGO CONSULTAR MINHA NOTA?
Ainda não. Os participantes que fizeram o Enem 2025 como treineiros —estudantes que não concluíram o ensino médio— terão os resultados divulgados em outra data.
COMO USAR A NOTA DO ENEM 2025?
A nota do Enem é utilizada como critério de acesso a programas do governo federal. Um deles é o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que seleciona estudantes para vagas em universidades e instituições públicas com base no resultado do exame nacional.
Outro programa é o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), que possibilita o financiamento das mensalidades em instituições privadas. Com isso, o estudante inicia o pagamento apenas após a conclusão do curso, com valores proporcionais à renda do aluno.
Além disso, a nota também pode ser usada no Prouni (Programa Universidade para Todos), que oferece bolsas de estudo integrais e parciais para estudantes de baixa renda em instituições privadas.


