O site “TMZ” confirmou na tarde de terça-feira, 06, a morte de Eddie Van Halen – o lendário guitarrista e co-fundador do grupo Van Halen – aos 65 anos, após uma longa batalha contra o câncer na garganta. Fontes diretamente ligadas ao astro disseram que ele morreu no Hospital St. Johns em Santa Monica. Sua esposa, Janie, estava ao seu lado.
Segundo o site, nas últimas 72 horas o estado de saúde de Eddie sofreu uma grande piora – os médicos descobriram que seu câncer na garganta havia se transferido para seu cérebro, bem como para outros órgãos.
Eddie se tratava do câncer há mais de uma década. Embora tenha sido fumante por anos, ele acredita que desenvolveu a doença por causa de uma palheta de metal que costumava segurar na boca. Mesmo em tratamento, ele continuou a frequentar shows e tocar com o filho, Wolfgang, que se tornou o baixista do Van Halen em 2006.
Nascido em Amsterdam em uma família de músicos, Eddie se mudou para a Califórnia em 1962, aos seis anos de idade, junto com os pais e o irmão mais velho, Alex. Inicialmente, ele se dedicou ao piano e à música clássica, mas logo se rendeu à guitarra e ao rock, fundando com o irmão, baterista e amigos de colégio a banda Broken Combs. Em 1972, influenciados pelo hard rock, Eddie e Alex começariam outra banda, que dois anos depois seria rebatizada de Van Halen.