O tripulante indiano do navio MV Shandong da ZHI segue hospitalizado da rede privada em São Luís para tratamento da Covid-19. O paciente testou positivo no exame PCR e a amostra foi encaminhada para o Lacem que deverá enviar ao Instituto Evandro Chagas, no Pará, onde será realizado sequenciamento genômico para verificar se se trata de nova se trata do SARS-2 Cov.
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, todos os tripulantes do navio seguem em quarentena na área de fundeio, fora do porto do Itaqui.
Cumprindo as exigências de protocolo sanitário orientada pela Anvisa, equipe da Secretaria de Estado da Saúde inspecionou o navio no domingo, 16, para avaliação clínica dos tripulantes, coleta de amostras para diagnóstico da Covid-19 e investigação epidemiológica dos casos suspeitos. Durante a inspeção, 23 amostras do tipo PCR foram coletadas, sendo 21 de pessoas assintomáticas e duas de pessoas sintomáticas.
Sobre os dois tripulantes sintomáticos, o comandante da embarcação foi orientado a proceder com a transferência destes para unidade de saúde para acompanhamento médico, de acordo com os protocolos de emergência em saúde pública. O primeiro tripulante a testar positivo para Covid-19 segue internado em hospital da rede privada.
Segundo levantamento, os 24 tripulantes embarcaram no navio “MV SHANDONG DA ZHI” na África do Sul, na Cidade de Cabo. A Secretaria segue acompanhando o caso, sob coordenação da ANVISA, do Governo Federal.
A tripulação do “MV SHANDONG DA ZHI” permanece isolada em cabines individuais na embarcação. O navio encontra-´se em alto mar, na área de fundeio, e não chegou a atracar no porto, em São Luís.