No mesmo dia em que o pai recebeu voz de prisão por descata a policiais civil durante fiscalização por prática de crime ambiental, e de ter assumido ter traído a noiva grávida, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou concessão da Medalha Tiradentes, a maior honraria do governo carioca, ao jogador Neymar Jr. O autor do projeto é o deputado estadual bolsonarista Anderson Moraes (PL-RJ).
.Na justificativa, o deputado Anderson Moraes (PL-RJ) disse que o atleta é um “exemplo de vitória como esportista e cidadão”. O parlamentar ainda destacou as iniciativas sociais do Instituto Neymar Jr, que atende crianças e adolescentes.
“É um esportista inegavelmente reconhecido, que, por seu trabalho e talento, se tornou um dos maiores jogadores de futebol do mundo e da história, inspiração de milhares de crianças e apreciadores do esporte no estado do Rio de Janeiro, seja pelo seu talento, como por sua alegria, irreverência, além de exemplo de vitória como esportista e cidadão”, disse o bolsonarista.