Por meio de nota oficial divulgada no site da CBF, Fernando Sarney informou já ter assinado o termo de posse como interventor da entidade. Ele foi designado para o posto por decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), que na tarde desta quinta afastou Ednaldo Rodrigues da presidência e toda a diretoria da confederação.
Sarney confirma que, como determina a sentença judicial, irá convocar novas eleições “em caráter de urgência”. Segundo ele, o pleito definirá a presidência da CBF para o quadriênio 2025-2029. Maiores informações foram prometidas para breve.
Além disso, o cartola anunciou que sua administração não irá interferir nas atividades esportivas e nem nos contratos já firmados. Esta semana, ainda sob a presidência de Ednaldo, a CBF anunciou Carlo Ancelotti como novo treinador da seleção brasileira. O italiano assume o cargo no próximo dia 26.
Confira a nota de Sarney:
“Na data de hoje (15/05/2025), о Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro – TJRJ proferiu decisão na Ação Civil Pública n. 0186960-66.2017.8.19.0001, que determinou o afastamento imediato do Sr. Ednaldo Rodrigues do cargo de Presidente da Confederação Brasileira de Futebol – CBF.
Considerando que a referida decisão me atribuiu, na condição de Vice-Presidente mais antigo da CBF, a responsabilidade de convocar em caráter de urgência novas eleições para os cargos diretivos da CBF, informo que já assinei o termo de posse e que a nova eleição para o cargo de Presidente da CBF – Quadriênio 2025-2029 será convocada o mais rápido possível.
As datas, os procedimentos e demais informações do processo eleitoral serão divulgados com a máxima brevidade.
Por oportuno, informo que serão adotadas as medidas administrativas e estatutárias necessárias ao irrestrito cumprimento da referida decisão, preservando-se todas as atividades desportivas contratos vigentes“, diz o dirigente.