Em todos os estados da região Nordeste a situação no interior é pior que nas capitais. Mais de 90% dos municípios registraram casos de infecção pelo novo coronavírus. Nos nove estados nordestinos, 386.235 tiveram confirmação de ter contraído a doença, segundo boletim do Ministério da Saúde do dia 22 de junho. Esse número corresponde a um percentual de 35% dos 1.106.470 casos de covid-19 no país.
Na segunda-feira, 22, especialistas que integram o Comitê Científico de Combate ao Coronavírus do Consórcio Nordeste participaram da videoconferência “Pandemia da covid-19 no Nordeste do Brasil:Situação atual e recomendações”. O encontro foi realizado pelo grupo EPI-Nordeste, Epidemiologista do Nordeste, rede CoVida e Comitê Científico.
Durante o encontro foi apresentado relatório em que dados indicam que a flexibilização não é recomendada nos estados nordestinos onde se destaca a “magnitude da pandemia”. Quatro estados se destacam: Maranhão, Pernambuco, Ceará e Sergipe.
De acordo ainda com o relatório, Maranhão, Ceará e Pernambuco foram os estados que atingiram os maiores coeficientes de incidência e de mortalidade.
Só três dos 217 municípios do Maranhão ainda não registraram casos de covid-19: Lagoa do Mato, Loreto e São Félix de Balsas. Desde que o primeiro caso da pandemia foi notificado no mês de março, São Luís permanece como epicentro da doeça que já matou 1.714 pessoas, segundo boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde.