A empresa QS Quacquarelli Symonds, analista internacional de ensino superior, divulgou na quarta-feira a 14.ª edição anual do ranking QS World University Rankings Por Subject. Os resultados mostram que o Brasil é o país mais representado da América Latina e tem o maior número de programas da região entre os 50 melhores do mundo em sua área, com 22 graduações. A Odontologia se destaca como um dos cursos mais fortes do Brasil.
Isso coloca o País pouco à frente do México neste nível – as nações estavam empatadas na classificação do ano passado. Entretanto, a concentração de programas de primeira linha no Brasil continua atrás de seu concorrente regional mais próximo, com 7% de suas disciplinas classificadas entre as 50 melhores do mundo, quase a metade das do México.
A edição do QS World University Rankings Por Subject 2024 oferece dados independentes sobre o desempenho de 309 programas em 28 universidades brasileiras. Do total de entradas de disciplinas classificadas, 20% (63) sobem na tabela, 21% (66) caem e 46% (141) seguem estáveis em sua classificação ou faixa, sugerindo um grau notável de estabilidade. Foram classificados 39 programas pela primeira vez.
Além disso, o Brasil tem 47 registros nas cinco áreas de estudo (Artes e Humanidades, Engenharia e Tecnologia, Ciências da Vida, Ciências Naturais e Ciências Sociais). Do total, 23 melhoraram, 18 caíram e cinco seguiram sem alterações, enquanto houve uma classificação pela primeira vez.
A Universidade de São Paulo (USP) é a instituição mais forte do Brasil, com 44 cursos entre os 100 melhores do mundo, quase cinco vezes mais do que sua concorrente mais próxima, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com nove. A USP também é sede da disciplina mais bem classificada do País, Odontologia, em 13.º lugar.
‘O BRASIL BRILHA’. O vice-presidente sênior da QS, Ben Sowter, destacou a atuação do
País. “O Brasil brilha no World University Rankings Por Subject deste ano, registrando ganhos significativos em todos os indicadores da QS, especialmente em reputação, prova da crescente confiabilidade de sua excelência educacional e da influência de suas pesquisas e de seus graduados em todo o mundo”, disse. Segundo ele, a proeza do Brasil em Odontologia é particularmente excepcional. Nesta área, o País é um dos principais destinos de estudo do mundo, juntamente com a Austrália, o Reino Unido e os EUA. “Enquanto isso, sua principal universidade, a USP, fortalece seu domínio na América Latina, destacando-se em Ciências Naturais e Engenharia e Tecnologia”, disse.
As classificações fornecem uma análise comparativa independente sobre o desempenho de mais de 16,4 mil programas universitários individuais, realizados por alunos em mais de 1.500 universidades em 96 locais em todo o mundo, em 55 disciplinas acadêmicas e cinco áreas amplas do corpo docente. O ranking completo pode ser visto em https:// www.topuniversities.com/ subject-rankings.