Ao menos 85 prefeitos do estado do Maranhão não estão fechados integralmente com o projeto do governador Carlos Brandão(Sem partido) em eleger o sobrinho, Orleans Brandão (MDB), como seu sucessor no comando do Executivo estadual. A conta pode ser feita a partir das presenças de prefeitos confirmadas na convenção do MDB realizada na sexta-feira, 28, no Ceprama, em São Luís.
Segundo a organização do evento, 132 prefeitos (as) marcaram presença no local da convenção. Percentualmente o secretário de estado de Assuntos Municipalistas reuniu pouco mais de 60 por cento dos prefeitos dos 217 municípios do Maranhão.
Na convenção, o ex-diretor da Assembleia Legislativa, Marcus Brandão, transferiu o comando estadual do partido para o filho Orleans. Marcus comanda o partido no estado desde dezembro de 2023. No estado o partido está no comando de 37 prefeituras conquistadas nas eleições de 2024.
Além do prefeito, o Palácio dos Leões estendeu o convite a aliados de 11 outros partidos alinhados ao Palácio dos Leões. Carlos e Orleans Brandão têm percorrido o estado, assinando convênios com prefeitos para execução de obras de nítido caráter eleitoreiro. Em municípios onde o prefeito enfrenta forte oposição, o governador tenta contemporizar o antagonismo, agora sem o ativismo do secretário de Articulação Política, Rubens Pereira, congelado no governo Brandão.

