Reeleito prefeito de Arame com 69,44% dos votos válidos, o ex-deputado federal Pedro Fernandes (União) propõe que se abra um leque de possibilidades na eleição para o comando da Famem, Federação dos Municípios do Estado do Maranhão. Para Fernandes, seria razoável a realização de um debate entre os pretensos candidatos à presidência da entidade municipalista para que as propostas fossem evidenciadas ao conjunto de prefeitos.
“Acho que a Famem não pode ser vista como uma confraria. Precisa ser uma instituição cada vez mais avançando, se posicionando firmemente”, ressaltou o prefeito de Arame. No entendimento de Pedro Fernandes, a gestão municipal consome bastante os prefeitos, sendo necessário conciliar atividades do mandato e a agenda municipalista.
Para Fernandes, é saudável a existência de muitas candidaturas e, principalmente, do debate de propostas. “Não basta ser somente prefeito e estar interessado na presidência da Famem. É preciso mostrar para os associados quais são suas propostas, para que embarquemos em uma voltada para o desenvolvimento do Maranhão”, afirmou o prefeito reeleito.
Após o resultado do primeiro turno das eleições municipais, mais de uma dezena de nomes foram lançados como candidatos à presidência da Famem. Nos bastidores, o comentário é de qe a candidatura de Roberto Costa (MDB) estaria pacificada entre os prefeitos por força do Palácio dos Leões e da Assembleia Legislativa. A eleição acontece após a posse dos novos e reeleitos prefeitos em janeiro de 2025. A Famem hoje conta com 217 filiados.