Os 32 cargos de direção da estrutura do Governo Federal no Maranhão estão sendo paulatinamente preenchidos por indicações da bancada federal do Maranhão. Propalado como próximo do presidente Jair Bolsonaro, o deputado Aluisio Mendes (PODE) até o momento não desponta como comandando a distribuição dos cargos. Pelo menos duas indicações estão concretizadas, as duas direções: superintendência do INCRA no estado e da FUNASA.
O deputado federal Josimar Maranhãozinho (PR) indicou o superintendente do INCRA ; e Pedro Lucas Fernandes (PTB), ambos em primeiro mandato, indicaram respectivamente as direções do Incra e FUNASA. Na direção nacional do Instituto vários cargos ainda estão vagos, como o importante setor de desenvolvimento de projetos de assentamentos
Outros 30 cargos estão em disputa. Pelo acerto entre a bancada e os líderes partidários, pelo menos três deputados, além de Josimar Maranhãozinho e Pedro Lucas Fernandes, Hildo Rocha, devem indicar um nome, e os demais integrantes da bancada ficariam cada um responsável por uma indicação. Há disputas nas áreas da saúde.