Os organizadoras da cartilha ‘Crespura- Beleza Negra Sem Química’, lançado em 2021 pela Universidade Federal de Uberlândia, Neli Gomes da Rocha e John Dreads concluiram no Maranhão o estudo da cabelo afro, percorrendo berços das raízes africanas em São Luís, como o bairro da Liberdade, e no continente do estado, como em Alcântara, por exemplo. Com objetivo de trocar conhecimentos e conexões de saberes, Neli e John Dreads realizaram cursos, ouviu e conferiu palestras.
Além da valorização do penteado afro, a cartilha organizada por Neli Gomes Rocha (UFPR) e Nicéia Quintino Amauro, explana sobre o entendimento da estrutura, da textura, do conhecimento histórico e biologiuco das plantas e das alterações físicas e quimíca e dos fios.
A cartilha se propõe transferir compreensões sobre a diversidade de técnicas em diálogo entre conhecimento químicos e os saberes ancestrais. Dividida em quatro módulos, o trabalho aborda a estrutura e composição química do cabelo; a pela negra e cabelos crespos; o uso social das plantas,e, por fim, ‘a beleza negra: simbolos, artefatos e identidades.