Estudantes da rede pública de ensino participaram na quarta-feira, 15, do lançamento do projeto Ler, Escrever, Pensar: Conscientizar para Transformar em Viana. O evento foi realizado no Templo Central da Igreja Assembleia de Deus e contou com a presença de membros do Ministério Público do Maranhão (MPMA) e de representantes da secretaria de Estado da Educação, secretarias municipais de educação, câmara de vereadores. Autoridades do município de Cajari, termo da comarca de Viana, também participaram.
A titular da 1ª Promotoria de Justiça de Viana, Isabelle de Carvalho Fernandes Saraiva, coordenou o evento e apresentou o projeto. Em seu discurso, Isabelle Saraiva destacou “o projeto tem uma didática voltada para estimular a consciência crítica dos alunos. Discutir, nas salas de aula, um dos maiores problemas do nosso país é, sem dúvidas, um passo muito importante para mudarmos essa situação”.
Representando o procurador-geral de justiça, o diretor da Secretaria para Assuntos Insti-tucionais (Secinst), Marco Antonio Santos Amorim, afirmou que “o combate à corrupção é de responsabilidades dos órgãos de controle e da sociedade em geral. O tema deve ser amplamente debatido nas escolas, nas comunidades, por toda a população. É um projeto que leva o estudante a pensar além”.
AUTORIDADES
Também estiveram presentes ao evento o presidente da Câmara Municipal de Viana, Valter Serra; o representante da prefeitura de Cajari, Wesley Santos; a secretária municipal de Educação da Cajari, Cleonice Lisboa; e o representante do 36° Batalhão da Polícia Militar, aspirante Ávila.
O PROJETO
Lançado em fevereiro de 2016, o projeto “Ler, Escrever, Pensar”, tem o objetivo de estimular a consciência política de estudantes das redes públicas por meio de atividades de leitura, debate e redação, com foco na prevenção e no combate à corrupção.
Foi escolhido o livro “O jeitinho brasileiro”, de Lívia Barbosa, para incentivar o debate dos alunos, promovendo palestras que servem de base para as redações dos estudantes.
As escolas participantes selecionarão a melhor redação de cada série (1º, 2º e 3º do Ensino Médio). Ao final, serão selecionadas as três melhores redações que ganharão prêmios diversos, incluindo smartphones, tablets e notebooks. A premiação está prevista para ocorrer em novembro.