O cacique Raoni Metuketire, um dos ativistas ambientais do Brasil mais conhecido no mundo, se posicionou contrário a exploração do petróleo na margem equatorial, na foz do Rio Amazonas, durante a COP30 em Belém (PA).no espaço se encontrou com a ministra do Meio Ambiente Marina Silva.
Raoni chegou a.Zona Verde do pavilhão da COP 30 no Parque da Cidade em uma cadeira de rodas e se dirigiu ao espaço do Ministério Público Federal e Ministério Público do Trabalho onde era debatido o tema sobre exploração de riquezas minerais em terras habitadas por populações vulneráveis. No espaço se encontrou com a mi
“Sou contra essa coisas pois precisamos de paz, precisamos viver em paz um com o outro. É sobre isso que venho falando, mesmo que cada vez mais cansado, mais velho”, disse o cacique, bastante aplaudido pelos presentes na zona.
Para o cacique essas atividades colocam em risco não apenas o equilíbrio do meio ambiente, mas a paz entre o povo. A exploração do petróleo na margem equatorial na foz do Rio Amazonas teve o licenciamento permitido pelo Ibama, após vários revés por entendimentos divergentes.


