A Comissão de Seleção da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais anunciou, nesta terça-feira (12/9), que Retratos Fantasmas, dirigido por Kleber Mendonça Filho, foi o filme escolhido para representar o Brasil na disputa pela vaga na categoria de Melhor Filme Internacional, na 96ª edição da cerimônia de premiação do Oscar. O longa fez parte da seleção oficial da 76ª edição do Festival de Cannes, na França, e estreou nos cinemas brasileiros em 24 de agosto deste ano.
Retratos Fantasmas disputou a vaga com outros 28 longas-metragens, inscritos e habilitados. Na semana passada, passou para o segundo turno com outros cinco títulos: Estranho Caminho, de Guto Parente; Noites Alienígenas, de Sergio de Carvalho; Nosso Sonho – A História de Claudinho e Buchecha, de Eduardo Albergaria; Pedágio, de Carolina Markowicz; e Urubus, de Claudio Borrelli.
A produção escolhida é uma produção da CinemaScópio Produções, com coprodução e distribuição nacional da Vitrine Filmes, e traz como personagem principal o centro da cidade de Recife, abordando os grandes cinemas que serviram como espaço de convívio durante o Século XX.
Para concorrer à estatueta do Oscar, Retratos Fantasmas ainda precisa ser selecionado na lista preliminar da premiação. A lista contém 15 obras que podem disputar as cinco vagas da categoria de Melhor Filme Internacional, e será anunciada em 21 de dezembro. Já a cerimônia de entrega da estatueta aos vencedores ocorrerá em 10 de março de 2024.