O deputado federal Rubens Pereira Júnior (PT) votou favorável à Proposta de Emenda à Constituição que pomove o maior perdão aos partidos políticos na história da república do Brasil.
Rubens Pereira Júnior faz parte do grupo de 44 deputados membros da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal. Da mesma comissão fazem parte os deputado Marcelo Crivela (Republicanos – RJ), que também votou a favor; e o agora cassado ex- deputado Delton Dallagnol (Podemos-PR), que votou contra a PEC.
Entre os 11 suplentes que votaram, a presidente nacional do PT, Gleise Hoffman (PR) e o deputado petista Lindberg Faria (RJ), também votaram favoráveis.
Oposição e governo se afinaram na votação. Somente seis deputados da CCJ votaram contra a proposta. O próximo passo é criar uma comissão especial, antes da votação em plenário. Será necessário o voto de ao menos 308 dos 513 parlamentares para a aprovação da anistia de crimes cometidos por partidos no período de 2015 a 2022. Entre os crimes está a transgressões em cotas de gênero e raça.