Os indicados ao Oscar 2022 serão anunciados na próxima terça-feira, 8 de fevereiro, num clima de indefinição geral incomum. Com o Globo de Ouro diminuído pelas polêmicas envolvendo seu corpo de jurados e o Critics Choice Awards adiado para março por causa da variante Omicron, nenhuma premiação televisiva antecipou as discussões do Oscar, dando espaço para os votantes apresentarem algumas escolhas surpreendentes.
Fora da lista na disputa por Melhor Filme Internacional, após “Deserto particular” não figurar dentre as obras pré-selecionadas, o Brasil segue tentando uma indicação de Melhor Curta-metragem com “Seiva bruta”, de Gustavo Milan, pré-indicado na categoria.
Confira abaixo os favoritos para as seis principais categorias, de acordo com boatos da indústria, bem como indicações recentes dos prêmios dos Sindicatos de Atores (SAG), Produtores (PGA) e Diretores dos EUA (DGA).
Melhor Filme
- “Belfast”
- “No ritmo do coração”
- “Não olhe para cima”
- “Duna”
- “King Richard: Criando campeãs”
- “Licorice pizza”
- “Ataque dos cães”
- “Tick, Tick… Boom!”
- “A tragédia de Macbeth”
- “Amor, sublime amor”
Vamos começar com as certezas. Os cinco filmes indicados pelo Sindicato de Diretores devem ser considerados apostas seguras — são eles “Belfast”, “Duna”, “Licorice Pizza”, “Ataque dos cães” e “Amor, sublime amor”. Desde que a Academia expandiu para além de 5 sua seleção de Melhor Filme, apenas um indicado ao DGA Awards (“Millennium: Os homens que não amavam as mulheres”, de David Fincher) não entrou na corrida principal do Oscar. “No Ritmo do Coração”, “King Richard” e “Não olhe para cima” receberam indicações de melhor elenco do Sindicatos de Atores, além de indicações ao PGA, então esses três também estão bem cotados.
A concorrência pelas duas vagas restantes será árdua. “Casa Gucci” recebeu uma indicação pelo elenco no SAG, mas nada no PGA. Em seu lugar, os produtores optaram pelas histórias do showbiz “Apresentando os Ricardos” e “Tick, Tick … Boom!”. Sucessos de bilheteria como “Homem-Aranha: Sem volta para casa” e “007: Sem tempo para morrer” podem aparecer para agradar ao grande público, mas se nem o populista PGA deu espaço para eles, dificilmente aparecerão no Oscar.
Conforme a Academia se expande para incluir mais jurados internacionais, filmes em idiomas diferentes do inglês tê ganhando espaço. Esse há um grupo robusto de candidatos que inclui o japonês “Drive My Car” e o iraniano “Um herói”. Correndo por fora, ainda temos “A tragédia de Macbeth” e “A filha perdida”, adaptações artísticas que podem funcionar melhor com membros da academia do que com eleitores dos sindicatos. No final, aposto minhas fichas em “Tick, Tick … Boom!” e “A tragédia de Macbeth”, pois costuma haver uma forte correlação entre as indicações de Melhor Filme e Melhor Ator.
Melhor Diretor
- Paul Thomas Anderson, por “Licorice Pizza”
- Kenneth Branagh, por “Belfast”
- Jane Campion, por “Ataque dos cães”
- Ryusuke Hamaguchi, por “Drive My Car”
- Denis Villeneuve, por “Duna”
Melhor Diretor
- Paul Thomas Anderson, por “Licorice Pizza”
- Kenneth Branagh, por “Belfast”
- Jane Campion, por “Ataque dos cães”
- Ryusuke Hamaguchi, por “Drive My Car”
- Denis Villeneuve, por “Duna”
Após 15 anos sem ser indicado, Smith é um nome certo na lista por sua performance em “King Richard”. Cumberbatch lidera um dos filmes mais premiados da temporada: ele também está dentro. E Garfield e Washington exibem dois talentos especiais – cantar e interpretar Shakespeare, respectivamente – que agradam os eleitores do Oscar.
Leonardo DiCaprio poderia ocupar a quinta vaga por seu trabalho em “Não olhe para cima”? Poderia, mas o SAG não nomeou nenhum dos atores individuais do filme. (Talvez o filme tenha tantas estrelas que ninguém teve espaço para se destacar.) No final, Bardem deve ficar com a vaga, com alguns azarões podendo surgir, como Peter Dinklage (“Cyrano”), Simon Rex (“Red Rocket”) e Nicolas Cage (“Pig”).
Melhor Atriz
- Olivia Colman, “A filha perdida”
- Lady Gaga, “Casa Gucci”
- Jennifer Hudson, “Respect: A História de Aretha Franklin”
- Nicole Kidman, “Apresentando os Ricardos”
- Kristen Stewart, “Spencer”
Essa é uma projeção que pode mudar a qualquer momento. Kidman, Colman e Gaga são as indicações mais cerras, mas há muitas candidatas fortes para as duas últimas vagas.
Hudson e Jessica Chastain (“Os olhos de Tammy Faye”) foram indicadas pelo SAG, mas suas cinebiografias não mostraram muito poder de permanência. E na concorrência ainda estão Alana Haim (“Licorice Pizza”), Rachel Zegler (“Amor, sublime amor”), Penélope Cruz (“Mães paralelas”) e Renate Reinsve (“A pior pessoa do mundo”.
As pessoas ficaram chocadas quando Kristen Stewart foi esnobada pelo SAG, mas sua indicação ao Oscar ainda parece ser uma realidade, uma vez que tem se mostrado envolvida numa forte campanha, aparecendo em quase todas as entrevistas e mesas redondas para promover “Spencer”.
Melhor Ator Coadjuvante
- Bradley Cooper, “Licorice pizza”
- Ciaran Hinds, “Belfast”
- Troy Kotsur, “No ritmo do coração”
- Kodi Smit-McPhee, “Ataque dos cães”
- Jared Leto, “Casa Gucci”
A vitória de Smit-McPhee pela atuação como o astuto filho de Kirsten Dunst parece certa, pois é uma espécie de protagonista furtivo de “Ataque dos cães”. Um Leto carregado de próteses faz o tipo de transformação que os eleitores da Academia adoram, mesmo que os críticos sejam tentados a zombar. A performance de Kotsur fortalecem o terceiro ato emocional de “No ritmo do coração”.
Alguns pensaram que o papel de Cooper em duas cenas em “Licorice pizza” pode ser pequeno demais para o reconhecimento do Oscar, mas ele fez parte da lista do SAG, além de ser um trabalho extremamente chamativo de um indicado frequente. Ben Affleck também conseguiu uma indicação ao SAG por “Bar doce lar”, mas o filme não é considerado um grande candidato ao Oscar. Jesse Plemons (“Ataque dos cães”) e Jamie Dornan (“Belfast”) parecem correr por fora. O fato de ser um veterano na indústria sem indicações ao Oscar, pode fazer com que Ciaran Hinds, também por “Belfast”, seja reconhecido.
Melhor Atriz Coadjuvante
- Caitriona Balfe, “Belfast”
- Ariana DeBose, “Amor, sublime amor”
- Judi Dench, “Belfast”
- Kirsten Dunst, “Ataque dos cães”
- Ruth Negga, “Identidade”
Dunst, DeBose e Balfe marcaram presença em todas as listas até o momento e conquistaram indicações ao SAG Awards, ao Critics Choice Awards e ao Globo de Ouro. Negga parece ter poucas chances. A atriz está simplesmente incrível em um dos papéis mais complicados do ano, mas seu filme foi negligenciado por toda temporada.
O SAG indicou Cate Blanchett pelo trabalho em “O beco do pesadelo”, uma indicação que nem mesmo a atriz devia esperar. Embora Frances McDormand tenha sido posicionada como candidata a atriz principal pela publicidade de “A tragédia de Macbeth”, seu tempo em tela um tanto limitado pode atrair mais votos nesta categoria. Aunjanue Ellis se destaca em “King Richard”, mas foi esnobada pelo SAG, assim como Rita Moreno por “Amor, sublime amor”.