São Luís (MA) dá maioria dos votos ao PT desde 2002, mas vem em queda desde então
São Luís e mais quatro capitais brasileiras desde 2002 têm a maioria dos votos válidos dados a candidatos presidenciais do Partido dos Trabalhadores no segundo turno das eleições gerais. O levantamento é feito a partir dos mapas de votação do Tribunal Superior Eleitoral, TSE, realizado pela Geografia do Voto, parceria do jornal O Estado de São Paulo com a agência Geocracia, especializada em geoinformação.
As outras capitais que deram maioria dos votos aos petistas durante este período foram Salvador (BA), Teresina (PI), Foraleza (CE) e Recife (PE). Das nove capitais, apenas João Pessoa (PB) majoritariamente votou em Bolsonaro em 2018.
No Nordeste, bolsonaristas tentam emplacar o discurso sobre a obra de transposição do Rio São Francisco, inerente aos governos petistas. Na região do semi-árido o eleitorado petista sempre foi fiel nas quatro eleições desde que Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito para o primeiro mandato, há 20 anos.
Os votos aos candidatos petistas em São Luís, no entanto, vem sofrendo quedas. Na primeira eleição de Lula foram 84,84% dos votos válidos dados ao petista. Na reeleição de Lula foi reduzida para 80,72%. Na última eleição para presidente, Fernando Haddad, que fez carreata no bairro do Anil acompanhado do ex-governador Flávio Dino, foram 57,77% dos votos ao candidato do PT que disputou contra Jair Bolsonaro.