O maior número de denúncias eleitorais feito por meio do aplicativo Pardal, da Justiça Eleitoral no Maranhão está concentrado na capital. Segundo estatística do Pardal relativo ao cenário no país até as 19h de quarta-feira, 11 de setembro, foram 1.035 as denúncias recebidas pela Justiça Eleitoral em todo estado, sendo 492 em São Luís.
O registra queixas no curso da propaganda eleitoral, iniciada em 16 de agosto. Em 28 dias de funcionamento, o aplicativo recebeu mais de 34.200 denúncias sobre práticas de propaganda eleitoral irregular na campanha das Eleições Municipais de 2024, cujo 1º turno acontece no dia 6 de outubro, em 5.569 cidades do país. O número corresponde a uma média superior a 1.200 denúncias por dia.
Conforme mostram as estatísticas do Pardal Web, do total de relatos, a maior parte envolve candidatos ao cargo de vereador, seguido do cargo de prefeito, partido/coligação/federação e do cargo de vice-prefeito.
Entre os estados, São Paulo continua liderando o ranking, com 6.702 denúncias, Minas Gerais aparece em segundo, com 4.145, e o Rio Grande do Sul em terceiro, com 3.453. Com 1. 035 registros, o Maranhão acompanha a média do Ceará (1;748) e Bahia (1.623) na região Nordeste, onde Pernanbuco se destaca com maior número, 3.394. Por outro lado, as unidades da Federação que menos registraram relatos foram Roraima (23), Amapá (48) e Tocantins (98).
Segundo maior colégio eleitoral do Maranhão, onde acontece pela primeira eleição em dois turnos para escolha do prefeito, Imperatriz registrou até o momento com 36 denúncias de irregularidades
Depois de São Luís e Imperatriz, é o municipio de Timon que aparece neste quadro estatístico com o terceiro em maior número em deníncias com 22 registros. Dos quatro município da ilha de São Luís, Paço do Lumiar vem em segunda colocação com 16 registros. Em mais de 100 municípios do estado do Maranhão não houve até o momento nenhuma comunicação de irregularidade registrada na Justiça Eleitoral.