Deu Tricolor no primeiro Choque-Rei. O São Paulo bateu o Palmeiras por 1 a 0 no jogo de ida e abriu vantagem nas quartas de final da Copa do Brasil 2023. O lateral Rafinha, com um forte chute aos 38 do segundo tempo, foi o heroi do triunfo no Morumbi, na noite desta quarta-feira, 5. O duelo de volta acontece no dia 13, no Allianz Parque, e o time visitante jogará pelo empate. Qualquer triunfo por um gol de diferença do Verdão leva a decisão para os pênaltis.
Ambas as equipes estavam com desfalques e o duelo teve poucas chances claras de gol, sobretudo na primeira etapa. O argentino Jonathan Calleri se recuperou de forma surpreendente e perdeu a melhor chance do primeiro tempo ao receber nas costas da zaga, driblar Weverton e chutar para fora. Sem Rony, que se recupera de dores no tornozelo, e o técnico Abel Ferreira, suspenso, o time visitante esteve pouco inspirado e deu apenas um chute a gol.
No segundo tempo, o Tricolor teve que mexer no time com problemas físicos de Calleri, Luciano e Rodrigo Nestor, mas subiu de rendimento e novamente teve as melhores chances. Primeiro, em arrancada de Caio Paulista, que invadiu a área e chutou para fora e, sobretudo, em lance com Wellington Rato, que Luan tirou em cima da linha.
Aos 38 do segundo tempo, porém, o defensor levou azar e desviou levemente o chutaço de Rafinha que morreu no ângulo de Weverton, para delírio dos mais de 54.000 torcedores no Morumbi.
O clássico foi cercado por polêmicas envolvendo as reclamações do Palmeiras contra a arbitragem. Antes da partida, a presidente alviverde Leila Pereira avisou que os atletas e comissão técnica não falariam com a imprensa. Ela explicou que o veto foi uma reação às críticas feitas pela CBF e pela Federação Brasileira de Treinadores de Futebol ao auxiliar João Martins, que no último fim de semana afirmou que o “sistema” estaria trabalhando contra o bicampeonato do Verdão no Campeonato Brasileiro.
“Em virtude daquela nota tão pesada que a CBF emitiu, achei melhor blindar nosso elenco, nossa comissão técnica. Quem vai falar é a presidente. Tentei de outras formas resolvermos esse problema grave. Não é a primeira vez que o Palmeiras foi prejudicado (…) O Abel [Ferreira, técnico] sempre reclamou, com razão, e agora vai contar com a parceria da presidente, que sempre trabalhou nos bastidores, mas não está surtindo efeito.”
Nos últimos anos, os rivais se encontraram em quatro duelos de mata-mata: decidiram os Campeonatos Paulistas de 2021 e 2022 (um título para cada lado), as quartas de final da Libertadores de 2021 (classificação do Palmeiras) e as oitavas da Copa do Brasil de 2022 (classificação do São Paulo).