Acontece nesta quinta-feira, 4, o “Seminário de avaliação das políticas de moradia no Centro Histórico de São Luís: do projeto Praia Grande ao Nosso Centro”.
O evento faz parte do projeto de pesquisa “A habitação como estratégia de preservação do patrimônio cultural: um estudo sobre o direito à moradia no Centro Histórico de São Luís, Maranhão”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) escrito coletivamente pelos cursos de Turismo e da pós-graduação em Cultura e Sociedade dos câmpus São Luís e São Bernardo.
Os participantes do evento serão líderes e membros de comunidades, pesquisadores, representantes de órgãos públicos e integrantes da comunidade acadêmica.
O projeto de pesquisa que inspira o evento é coordenado pela professora Conceição Maria Belfort de Carvalho. O objetivo é discutir a implementação de políticas de moradia no Centro Histórico de São Luís e o modelo de gestão de outros projetos habitacionais em fase de entrega ou execução pela Prefeitura de São Luís e pelo Governo do Maranhão, por meio do programa Nosso Centro.
O evento será realizado por meio do Google Meet, das 9h às 17h, e as inscrições estão disponíveis por meio do Sigeventos.
Confira a programação na íntegra:
9h – Solenidade de Abertura
09h30 às 11h – Mesa-Redonda: Programa Estadual de Promoção Social e Habitação (SPSH) de 1985, 1993 e 2003, Programa de Revitalização de Sítios Históricos (PRSH) e o Programa Nosso Centro: possibilidades e desafios para implementação de projetos de moradia no centro histórico de São Luís
Mediador: José Antônio Viana Lopes (Secap-MA/UNDB)
Palestrantes: César Roberto Castro Chaves (UFMA); Helena Rosa dos Santos Galiza (UFRJ); Márcio Jerry – Secretário Estadual de Cidades e Desenvolvimento Urbano (SECID)
15h30 às 17h – Mesa-Redonda: Da experiência dos ateliês sirchal à concretização de três empreendimentos habitacionais no centro histórico de São Luís: gestão, sustentabilidade e insegurança da posse nos empreendimentos de habitação de interesse social
Mediador: Luis Eduardo Longhi (Superintendente do Patrimônio cultural do Estado do MA)
Palestrantes: Kátia Bogéa, Presidente da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph); Maurício Itapary, Superintendente do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MA); Marcus Patrício Soares Monteiro, Defensor Público do Estado do Maranhão