Os espetáculos e shows musicais do Sesc Amazônia das Artes iniciam nesta segunda, dia 8, com atrações de oito estados, incluindo duas produções maranhenses e acontecem até o dia 15/05. O público pode assistir gratuitamente hoje (8), às 19h, no Teatro Napoleão Ewerton, o espetáculo “Uma voz além do tempo”, onde a atriz Júlia Martins faz uma releitura da obra e vida de Maria Firmina dos Reis, símbolo de resistência e luta contra a escravidão.
Com classificação de 14 anos, a atriz maranhense Júlia Martins dá vida à primeira mulher escritora de romances no Brasil nesta segunda (8), às 19h. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do Teatro Napoleão Ewerton, localizado no Condomínio Fecomércio/Sesc/Senac (Av. dos Holandeses), a partir das 18h.
Maria Firmina dos Reis (1822 – 1917) foi a primeira mulher escritora de romances no Brasil. Sua obra mais reconhecida é Úrsula, escrita em Guimarães, cidade do interior de Maranhão. Publicada em 1859, período ainda de escravização, a autora traz em sua obra a voz da mulher negra e a voz dos negros para narrar os abusos nas relações patriarcais, ainda que em um escrito romântico, atravessado por algumas características europeias e cristãs que o gênero exigia.