As literaturas portuguesa e inglesa são tema da série “Documentários” que será exibida em janeiro pelo SescTV. Três grandes nomes de expressão nestes idiomas – Luís de Camões (1524-1580), Ferreira G.ullar (1930-2016) e William Shakespeare (1564-1616) – são os protagonistas da série documental.
Os episódios, gravados em diferentes momentos e dirigidos cada um por um artista, mergulham na história e na obra dos três autores cânones.
O canal tem exibição online e gratuita para todo o país e a série ficará disponível para streaming na plataforma do SescTV
O primeiro episódio, “8.816 Versos”, estreia dia 7 de janeiro. Produção original de 2013, com direção de Sofia Marques, é o registro de um desafio proposto pelo ator António Fonseca a si mesmo:
Durante mais de um ano Sofia acompanhou e documentou todo o processo, desde os momentos solitários de fixação do texto pelo ator, passando pela preparação do “Canto X” com a população local, até a apresentação integral da obra em 9 de junho de 2012, em Guimarães, ano em que a cidade-berço da nação portuguesa foi Capital Europeia da Cultura e em que se celebraram os 440 anos da primeira edição deste clássico da literatura universal.
Ferriera Gullar: “Arqueologia do Poeta”
Na semana seguinte, é a vez de “Ferreira Gullar: Arqueologia do Poeta”. Dirigido por Silvio Tendler, o documentário traz um novo olhar sobre a vida e a obra deste que é considerado um dos escritores mais importantes da literatura. Artista de múltiplos talentos, Gullar publicou poemas, crônicas, críticas, participou da reforma gráfica do “Jornal do Brasil” e foi um atento observador da política brasileira.
Por meio de sua vasta obra, o espectador pode conhecer e compreender melhor o universo de José Ribamar Ferreira (nome de batismo do autor maranhense), da infância até a sua morte, em dezembro de 2016.