A pianista brasileira Simone Leitão se apresentará em quatro cidades do Maranhão no mês de agosto. Fundadora do Brasil Classical Series, em 2009, de divulgação da música erudita brasileira, Simone Leitão é também criadora da “Academia Jovem Concertante’, um projeto criado em 2012, surgido como uma resposta à necessidade brasileira de uma orquestra que chegasse a regiões do Brasil.
Com a academia a pianista propõe levar às camadas da população brasileira ainda carentes da experiência com um repertório sinfônico um retrato da criatividade e diversidade dos jovens músicos brasileiros, ao mesmo tempo funcionando como um laboratório de preparação para o mercado de trabalho.
Este ano, o programa celebra não só os seus 11 anos como também 22 etapas produzidas, 11 estados do Brasil percorridos, mais de 800 jovens músicos bolsistas contemplados de todo o país, cerca de 150 concertos realizados e mais de 50 cidades diferentes em todo o Brasil.
Os jovens aprovados têm todas as despesas pagas e uma bolsa incentivo durante o período do projeto. Este ano, serão realizados 10 concertos, sendo 5 principais e 5 didáticos. A regência será do maestro Daniel Guedes, com Simone Leitão ao piano. Ao todo foram selecionados 45 jovens de toda região sudeste e outras regiões do Brasil.