A cantora e compositora paraibana Socorro Lira segue no sábado, 7 de outubro, apresentando o espetáculo musical “Cantos à Beira-Mar”, inspirado na obra homônima da maranhense Maria Firmina dos Reis, primeira romancista brasileira. As canções do espetáculo foram compostas por Socorro Lira em cima dos poemas da abolicionista lançado em 1871.
O espetáculo que integra a programação do Sesc Pulsar tem direção musical de Jorge Ribbas. Em 2019, Lira lançou o álbum “Cantos à Beira-mar”. Com este tabalho a artista e ativista paraibana inaugurou o projeto AvivaVoz, em que musicou poemas de dez mulheres que viveram, escreveram e publicaram entre os séculos XVIII e XX no Brasil. A pesquisa é das escritoras Maria Valéria Rezende e Suzana Ventura. A ideia é gravar dez discos com obras dessas mulheres.
Nos espetáculo que vem apresentando no circuito do Sesc no Rio de Janeiro, a cantora radicada em São Paulo, está sendo acompanhada por Álvaro Couto, no acordeom; Clara Bastos, no contrabaixo; Cássia Maria, na percussão, e a carioca Aline Gonçalves nos sopros. Depois de ser apresentado no Sesc Tijuca, o espetáculo segue para o Sesc São Gonçalo (dia 6 de outubro) e Sesc Nova Friburgo (7 de outubro)