A circulação de trem de passageiros e de cargas na Estrada de Ferro Carajás, que interliga o sul do Pará até a cidade de São Luis (MA), permanecerá interditada até domingo, dia 12 de novembro. A interdição teve início na madrugada desta quarta-feira, 8, quandocagões do trem de cargas que levam combustíveis pegaram fogo deixando uma cena assustadora no céu noturno. Em nota a Vale disse que não houve vítimas ou feridos.
De acordo com informações, os vagões do trem de cargas da mineradora Vale pegaram fogo e pelo menos 18 vagões ficaram completamente destruídos pelas chamas. O fato aconteceu na região de Alto Alegre do Pindaré, a cerca de 300 km de São Luís.
Segundo a mineradora Vale, o incêndio aconteceu na altura do quilômetro 244 da Estrada de Ferro Carajás quando alguns vagões descarrilaram. Primeiramente, o fogo foi registrado em um vagão, mas rapidamente as chamas se espalharam para outros vagões.
Ao todo, 20 dos 42 vagões foram desacoplados para não serem atingidos, mas 18 ficaram destruídos. O Corpo de Bombeiros foi chamado para combater as chamas no local. Não houve registro de feridos no local.
Os motivos que causaram as chamas ainda são apurados, mas já se sabe que o trem transportava combustível (diesel e gasolina) e descarrilou, ainda durante a madrugada. Logo depois, o fogo foi identificado e passou a se espalhar pelo trem.
O incêndio causou interrupção total na circulação de trens, afetando tanto o transporte de cargas quanto os passageiros que utilizam a ferrovia para suas viagens entre São Luís e o Pará.
NOTA DA VALE
Em nota, a mineradora declarou que “as equipes de emergência da Vale e o Corpo de Bombeiros Militar continuam atuando para combater o incêndio nos vagões tanque atingidos no início da madrugada desta quarta, 8, na Estrada de Ferro Carajás, em área de zona rural do município de Alto Alegre do Pindaré.
Do total de 42 vagões tanque, 20 foram atingidos, os demais foram retirados íntegros do local e não apresentam riscos. A circulação do Trem de Passageiros está suspensa até o próximo domingo, 12. Reiteramos que não há vítimas ou feridos. Novas informações serão repassadas oportunamente pelos canais oficiais da Vale”, declarou.